Últimas Notícias

6 dúvidas mais frequentes sobre ratos e desratização

Foto de capa da notícia

1) Como identificar uma infestação de ratos no meu ambiente, para contratar uma desratização?

Como falamos nesta matéria aqui, você deve identificar alguns sinais característicos dos ratos como: roeduras, barulhos como chiados e guinchos, marcas engorduradas nas paredes e no chão, excrementos negros em forma de cápsula e espécies andando de dia.


2) Quais elementos atraíram os ratos para invadirem meu espaço?

Os ratos, como qualquer outro inseto ou animal considerado uma praga urbana, são atraídos por comida, água e abrigo. Se houver locais de acesso fáceis para o roedor entrar, melhor ainda. Além disso, os ratos têm a capacidade física de se espremer em pequenos espaços sob as portas. Seus corpos são flexíveis o suficiente para que possam passar por pequenos buracos. Geralmente podem entrar através de pequenas fendas ou rachaduras. Alguns até podem escalar paredes e entrar pela janela ou varanda.


3) Qual o número de ratos encontrados para que seja constatada uma infestação?

Se você possui um ambiente com depósito, sótão, área de armazenamento, forro e outros locais em que ratos podem ser encontrados, é essencial inspecionar o local periodicamente.

Em um primeiro instante você pode encontrar um ou dois roedores, mas eles se reproduzem rapidamente. Se houver comida e espaço suficiente para eles viverem em paz, sua pequena população provavelmente se desenvolverá velozmente.
Por exemplo: se um macho e uma fêmea estiverem no seu ninho e tiverem filhotes, seu número aumentaria rapidamente para 8 crias e você teria 10 ratos no seu ambiente.
Então, é essencial ficar atento aos sinais e contratar a desratização o mais rápido possível.


4) Quais são os métodos utilizados na desratização?

Como falamos aqui, os métodos mais utilizados para controle de ratos são iscagem (onde o produto, chamado raticida, é espalhado nos locais estratégicos de movimentação dos ratos. Pode vir ou não com uma caixa protetora para melhor monitoramento), armadilhas de cola (quando não é permitida a utilização de produtos químicos no local, geralmente em ambientes sensíveis) e tamponamento de túneis (método semelhante a uma intoxicação, onde há o fechamento das tocas com o produto de controle. Esse método é específico para ratazanas).

5) Os ratos atacam pessoas?

A desratização é importante para proteger a sua saúde e de quem habita ou trabalha no local infestado. Isso porque o contato com os ratos pode ocasionar mordidas. E essas mordidas serão contaminadas com os microrganismos encontrados nos ratos.

Porém, os ratos não são animais agressivos. Eles apenas atacam se estiverem se sentindo ameaçados. A maioria deles foge de movimentação, procurando se abrigar em locais não utilizados e desertos.

6) É necessário se ausentar do local no momento do serviço de desratização?

Não é necessário se ausentar do local, pois as iscas são colocadas em locais estratégicos de combate. É importante apenas deixar crianças e animais domésticos afastados destes locais.

Autor: Blog Imuniservice.
Fonte: Blog Imuniservice.