Últimas Notícias

8 motivos importantes sobre o ESOCIAL para as empresas

Foto de capa da notícia

O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) pode ser compreendido como um projeto que envolve a Receita Federal do Brasil, o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de padronizar e unificar o envio, por parte das empresas, de informações relacionadas a todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A implementação do eSocial está prevista para 16 de Julho de 2018, e até lá todas as organizações precisam estar preparadas para atender às novas regulamentações.

Para o Fisco, essa unificação das informações emitidas pelas empresas facilitará o processo de auditoria e a busca por irregularidades, inconsistências, fraudes, sonegação de impostos e desobediência a prazos legais. Mas você conhece os benefícios do eSocial para empresas e colaboradores? Então acompanhe-nos no post de hoje e descubra o que a medida fará pelo seu negócio:

Quais as vantagens trazidas pelo eSocial?
Unificando a alimentação dos dados acerca dos empregados em um único sistema, o eSocial possibilita a elaboração de um plano de ação, definindo-se prazos e responsáveis — incluindo os terceiros —, maior facilidade na revisão dos processos internos, rápido acesso a dados que antes poderiam até mesmo estar esquecidos ou perdidos em folhas de papel na empresa.

Além da economia proporcionada, que por si só já é uma grande vantagem do ponto de vista ambiental, a medida também irá gerar maior envolvimento entre o departamento jurídico, de recursos humanos e tecnologia da informação.

Através deste sistema, ainda, o Governo terá maior centralização na entrega das obrigações, com integração dos sistemas informatizados das empresas. Com isso, ele poderá alimentar diversos órgãos com as informações fornecidas através de um cadastro padronizado das pessoas físicas e jurídicas participantes do projeto.



Os benefícios do eSocial para empresas
As empresas precisarão integrar uma série de dados, e nesse contexto, é importante adotar soluções tecnológicas capazes de facilitar o manuseio correto desses elementos, que envolvem vários departamentos — como Recursos Humanos, Finanças, Tecnologia da Informação e Jurídico. As informações deverão estar centralizadas, reunindo:

-Registros de empregados;
-Folha de pagamento;
-Dados para recolhimento do FGTS e Previdência Social;
-Cadastro geral de empregados e desempregados;
-Declaração do imposto de renda retido na fonte;
-Comunicações de acidente de trabalho;
-Laudos para fins de aposentadoria;
-Além de despesas com contratos de prestação de serviço, terceirizações, pagamento de tributos e dados contábeis.

Atenção especial deve ser dada à obrigatoriedade da comunicação imediata sobre os RET (Registros de Eventos Trabalhistas), que relatam toda e qualquer modificação na relação trabalhista entre empresa e empregado.

Após a integração dessas informações, será possível perceber uma forte desburocratização dos processos — um dos mais importantes benefícios do eSocial para empresas, visto que a substituição da imensa variedade de documentos exigidos pelos órgãos públicos facilitará a rotina diária.

Além disso, o eSocial poderá se tornar um excelente recurso para a otimização da gestão, fundamentando a tomada de decisões estratégicas através da visão mais abrangente da empresa gerada pela comparação de dados relevantes e criação novos indicadores no sistema. As empresas ainda poderão contar com um back-up de seus registros, eliminando a necessidade de arquivos em papel — que, segundo as leis atuais, deveriam ficar armazenados por trinta anos — e reduzindo, assim, as despesas com armazenamento e manutenção de documentos.

O eSocial também colaborará para uma maior transparência e segurança jurídica, evitando condições para a criação de passivos fiscais e trabalhistas. Isso traz consequências positivas à imagem e à reputação da empresa, já que, ao aderir ao sistema, ela demonstrará maior transparência, ética e credibilidade perante seus clientes, fornecedores, instituições financeiras e governamentais, estabelecendo assim um diferencial competitivo importante.



Conheça os 8 motivos do por que do ESOCIAL é importante para as empresas

1. Melhora do controle sobre o cadastro dos funcionários

Para cumprir as obrigações em dia, será necessário manter os dados cadastrais dos funcionários sempre atualizados. Com isso, você terá maior controle sobre essas informações, o que facilita a sua comunicação com cada um deles e a elaboração de um perfil da sua equipe.

2. Realização de cálculos trabalhistas mais precisos

Como você terá que acessar toda a ficha funcional dos funcionários e conferir a situação de cada um deles, será possível realizar cálculos mais precisos acerca dos vencimentos e dos benefícios que eles têm a receber, o que reduzirá o risco de problemas com ações judiciais de cobranças de verbas trabalhistas.

3. Acesso a documentos variados

Para preencher as informações exigidas no eSocial, será necessário reunir diversos documentos da empresa. Com isso, ao preparar-se para receber o programa, você poderá organizar o seu arquivo e selecionar os documentos mais importantes.

Manter tudo organizado facilita a localização caso surjam eventuais problemas. Então aproveite essa mudança para regularizar todas as pendências e colocar o seu negócio em ordem.

4. Segurança em relação às fraudes

Como todas as informações que devem ser repassadas aos órgãos governamentais estarão reunidas em um único documento, ficará mais difícil omitir dados do governo e fraudar na hora de recolher os impostos.

Isso traz vantagens para o poder público, mas também para aqueles empresários que cumprem regularmente com todas as obrigações e acabam concorrendo, no mercado, de forma desigual, com aqueles que sonegam.

5. Aumento da transparência

O eSocial permite que as informações prestadas pelas empresas sejam conferidas pelos órgãos públicos, pelos consumidores, pelos fornecedores e também pelas instituições financeiras.

Com isso, ficará mais fácil descobrir quem age ou não em conformidade com a legislação. Aqueles que apresentarem uma postura correta certamente terão um diferencial em relação aos demais e conseguirão mais credibilidade no mercado.

6. Facilidade na recuperação de informações

Por meio do eSocial, as empresas poderão acessar, a qualquer momento, todas as informações que foram enviadas ao governo.

Isso acontece porque o sistema dispõe de um backup automático dos registros, o que elimina a obrigação de guardar todos os documentos por mais de 30 anos e reduz o risco de problemas com a fiscalização.

Com certeza esse benefício merece destaque, afinal, ele contribui para a segurança das empresas e para a redução do trabalho relacionado à organização de arquivos.

7. Efetividade na garantia dos direitos trabalhistas

Outro ponto interessante do eSocial é que ele aumentará o controle em relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas, o que é vantajoso tanto para o empregado quanto para o empregador.

Isso porque, ao mesmo tempo em que o empregado terá menores chances de ser lesado em relação aos seus direitos, o empregador terá menores riscos de ser réu em uma ação judicial de cobrança.

Além disso, convém ressaltar que, com o eSocial, as informações dos trabalhadores poderão ser localizadas rapidamente a partir de uma consulta por CPF. Com isso, caso ele tenha direito a algum benefício, a concessão será muito mais rápida e muito menos burocrática.

8. Melhora na gestão

Com todos os documentos organizados e atualizados, as empresas poderão realizar uma gestão de riscos mais eficiente e adotar medidas estratégicas para o crescimento, para a redução de despesas e muito mais.

Conhecer bem o próprio negócio faz toda diferença, então, a estratégia é aproveitar essa fase de mudanças e de adaptações para organizar a sua empresa e regularizar eventuais pendências.

Agora que você já conhece os benefícios do eSocial, já pode começar a organizar-se para implantá-lo na sua empresa. Quanto mais rápido os documentos forem reunidos, mais fácil será a adaptação e, com certeza, você só terá a ganhar.

Autor: Portal Esocial com adapatações - Wweb MKT.
Fonte: Fontes públicas com adaptações.