Últimas Notícias

Aquecimento global pode mudar velocidade de rotação da Terra

Foto de capa da notícia

O aumento do nível dos oceanos, causado pelas mudanças climáticas, poderá mudar a velocidade de rotação da Terra. Um estudo publicado na revista científica Science Advances trabalhou com essa possibilidade.

Com o aquecimento na temperatura média do planeta, geleiras estão derretendo. O gelo do Ártico, atingiu a quarta menor área de cobertura da história neste ano. Com isso, alguns lugares podem sumir do mapa.

Mas de acordo com cientistas, outros impactos graves podem acontecer. O derretimento das geleiras do Ártico faria com que a água se acumulasse em regiões mais longe dos polos—aumentando o peso dessas áreas.

Essa mudança no equilíbrio pode alterar a velocidade de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, isso ainda pode causar um leve deslocamento do polo do planeta.

A pesquisa foi baseada na teoria de Walter Munk, um oceanógrafo americano que, em 2002, relacionou o nível dos oceanos com a velocidade de rotação da Terra.

Os cientistas refizeram os cálculos de Munk. De acordo com a nova pesquisa, o efeito do aumento do nível dos oceanos não seria tão severo quanto Munk havia previsto em 2002. Mesmo assim, a velocidade da Terra seria afetada, de acordo com os modelos feitos na pesquisa.

Acesse o estudo na íntegra

Autor: Science Magazine.
Fonte: Exame - Meio Ambiente.