Últimas Notícias

A Hidrosam apoia o Setembro Amarelo

Foto de capa da notícia

Há pouco tempo atrás, o suicídio ainda não era reconhecido como um problema de saúde pública.

Durante muitos anos, suicídio encontrava-se como uma das causas externas de mortalidade à sombra pelos elevados índices de homicídio e acidentes com veículos. Foi a necessidade de discutir tais causas de morte que trouxe à tona a discussão também sobre o tema.

A taxa de suicídios no Brasil e no mundo ainda é elevada, indo na contramão dos dados que a Organização Mundial da Saúde - OMS deseja como meta para os próximos anos. Infelizmente, estima-se que o número de óbitos por suicídio pode estar ainda mais alto, devido à subnotificação dos casos.

Entre as principais medidas de eficácia para a prevenção, demonstradas por pesquisas internacionais acerca do tema, estão:
- treinamento eficaz de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão;
- restrição ao acesso a meios letais;
- e o tratamento/acompanhamento do paciente após alta hospitalar ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.

A Hidrosam está empenhada em ações sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida não só dos seus colaboradores, mas da comunidade no entorno da sua sede.

Assim, no mês de setembro a Hidrosam realizou em Belém, Canaã dos Carajás, Parauapebas e em São Luís (MA), diversas atividades de conscientização sobre o tema, com palestras, debates e discussões.

Os colaboradores da Hidrosam participaram ativamente dos eventos e elogiaram mais esta iniciativa. “Além de ser um momento de conscientização quanto à importância da prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para a empresa falar e agir em prol da saúde mental, pois impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores”, destacou Jacielma Bandeira Rodrigues.

Autor: da redação .
Fonte: https://www.setembroamarelo.com/post/prevencao-do-suicidio-no-brasil.