Últimas Notícias

Caixa D'água para Todos é Referência para Outros Estados do País

Foto de capa da notícia

O Programa Caixa D’água Para Todos já é referência para outros estados do Brasil. A diretoria da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), autarquia do Governo do Tocantins, veio a Belém, nesta quarta-feira (10), para conhecer os detalhes do programa.

“Nós estamos recebendo a visita dos nossos colegas da diretoria da ATS, e com muito orgulho, nós estamos passando informações sobre o Caixa D’água Para Todos, que é um programa de iniciativa do Governo do Estado do Pará, que já ultrapassa as divisas do estado, trazendo os nossos vizinhos e algumas sugestões para que eles possam estudar e analisar a viabilidade de um programa como esse lá no Tocantins, dentro das características do estado. O que pudermos fazer para que a população, que usa o abastecimento de água possa ter melhores resultados, para nós, será uma grande satisfação”, disse o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis.

O Caixa D’Água Para Todos, do Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) distribuiu e já instalou 11.060 caixas d’água para a população de baixa renda de Belém. A iniciativa é para clientes da Companhia, moradores de 16 bairros da capital, além dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Outeiro. Até o momento, 4.998 reservatórios residenciais foram distribuídos e instalados, beneficiando quase 25 mil pessoas.

“Soubemos do programa através das redes sociais e, então, nossos diretores Comercial e de Produção visitaram o site do Governo do Pará. Chamou a atenção os benefícios que esse programa traz à população, em termos de abastecimento, qualidade de água. É um programa que tem grandes resultados para a população no Pará e nós vamos levar esse modelo para o estado do Tocantins. Como somos estados vizinhos, essa cooperação de tecnologia, de projetos, pode beneficiar a população carente que precisa desse benefício”, atentou Aguinaldo Lima, vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento.

Nesta quarta-feira, a comissão que veio do Tocantins participou de um encontro com a presidência e diretoria da Cosanpa, na sede, em São Brás, e em seguida foi realizada uma visita técnica a alguns locais onde caixas d’águas já foram instaladas.

“A reunião foi muito proveitosa, tivemos informações, troca de ideias em relação ao que já foi instalado aqui pela Cosanpa. Vamos tocar esse programa no Tocantins para atender a nossa população, como a população paraense foi atendida, para que nós possamos ter melhor reservação de água no Tocantins. O atendimento com a reservação de água local do cliente vai gerar diminuição nas reclamações de falta de água por parte do cliente devido às manutenções na rede, troca de algum equipamento. Vamos ter um aumento de tempo de atendimento do cliente com água tratada para fazer esses reparos em rede”, ressaltou Marcos Silva, diretor de Produção da ATS.

Uma das residências visitadas foi a de dona Maria José, moradora do bairro da Sacramenta. A costureira disse que possuía um camburão para armazenar água porque nunca teve condições de instalar uma caixa d’água em casa. Graças ao programa, ela tem esse benefício em casa para atender as necessidades da família.

“Aqui quando faltava, ficava muito difícil para carregar baldes de água do vizinho. Agora, ficou muito bom! Tenho água em casa sempre. O serviço da Cosanpa está melhorando”, asseverou Maria José Araújo.

Autor: Da redação.
Fonte: SEPAD - https://seplad.pa.gov.br/2021/03/10/caixa-dagua-para-todos-e-referencia-para-outros-estados-.