Últimas Notícias

Cidades pelo mundo trabalham juntas para diminuir o lixo

Foto de capa da notícia

Sustentabilidade, certamente, é uma das palavras de ordem do momento. Hoje em dia, já são necessários quase o equivalente a dois planetas Terra para suportar a quantidade de resíduo produzido e descartado. O planeta está beirando o seu limite de recursos naturais para manter o padrão das atividades humanas. Nesse cenário, mudar atitudes, rever pensamentos e trabalhar junto para diminuir o lixo é fundamental para garantir a nossa sobrevivência.

O lixo é um dos maiores inimigos do mundo contemporâneo. Assim, um dos pontos mais urgentes no que tange a sustentabilidade é encontrar maneiras de reduzir a quantidade produzida e descartada no meio ambiente.
Após a revolução industrial, entramos em um processo desenfreado voltado à valorização de bens de consumo não duráveis. Em uma sociedade que, por vezes, valoriza tanto as aparências, não é de se espantar que a quantidade de lixo acumulado tenha crescido tanto nas últimas décadas.

Embora muita gente ainda pense que a coleta de lixo resolva tudo como um passe de mágica, já que basta colocar o lixo na rua e esperar que alguém o leve, na contramão, outras pessoas já têm a consciência mais apurada a respeito da necessidade de agir mais proativamente.

De que forma cidades pelo mundo trabalham juntas para diminuir o lixo? Vamos conhecer alguns exemplos.

Florianópolis: como a cidade se prepara para ser a pioneira em Lixo Zero
Repensar hábitos do descarte de lixo e tornar a cidade mais inteligente, parece algo distante da nossa realidade, não é mesmo? Nada disso! Inspirada por comunidades do mundo todo, a cidade de Florianópolis adotou a filosofia Lixo Zero.

A capital trabalha pra reduzir custos financeiros e ambientais, além de repensar o processo de descarte. Além disso, a vocação turística de Floripa é uma excelente maneira de inspirar os turistas que passam por lá.

O plano da capital inclui o reaproveitamento de resíduos, a criação de economias criativas, o refinamento de processos de coleta seletiva e a coleta de orgânicos ponto a ponto.

Indonésia e a troca de plástico por passe
O turismo massivo e os hábitos da população fizeram com que a Indonésia tivesse seu cartão postal - que, antes, ostentava florestas tropicais e águas cristalinas - prejudicado pelo lixo.

Para diminuir o lixo e reverter esse quadro, um movimento que incentiva a reciclagem teve início na cidade de Surubaya. Ele consiste na troca de itens recicláveis por passagens de ônibus.

Além do correto tratamento do plástico, esse “câmbio” tem como objetivo estimular a população a utilizar o transporte público, reduzindo a quantidade de carros nas ruas.

Alemanha: a líder das políticas de resíduos sólidos
A Alemanha tem uma cultura arraigada na sociedade a respeito da importância do reaproveitamento e da reciclagem. O principal objetivo por lá é alcançar a total recuperação dos resíduos sólidos urbanos e zerar a necessidade de envio desse tipo de lixo aos aterros sanitários.

Para alcançar a meta, são utilizados vasilhames padronizados para o acondicionamento do lixo, incineração e conversão do lixo não reaproveitado em energia e incentivo aos cursos e à formação em gestão de resíduos.

Suécia: o país que recicla quase todo o lixo produzido
Já imaginou viver em um país que recicla e reutiliza praticamente todo o lixo produzido na geração de energia elétrica? Legal, não? Pois saiba que isso já ocorre na Suécia.

Isso é possível por meio de uma política de coleta de lixo bastante rígida, uma forte cultura de reciclagem, compostagem doméstica e incineração do lixo.

Diminuir o lixo: pequenas mudanças, grandes resultados
Não faltam exemplos de cidades pelo mundo que trabalham juntas para diminuir o lixo. Se você deseja fazer parte desse movimento e transformar a cidade que você mora em um local mais limpo, inteligente e funcional, pode começar ainda hoje!

Cada um de nós tem um papel fundamental para reduzir a pressão sobre os recursos naturais. Por isso, é preciso mudar. Experimente comprar apenas o necessário, reutilizar, fazer a separação correta do lixo, utilizar produtos em refil, ler online, reduzir a correspondência, utilizar sacolas retornáveis, reduzir distâncias, caminhar mais, andar de bicicleta, viver em um apartamento eco-friendly. Seja a mudança que você quer ver no mundo!

Autor: Da redação.
Fonte: www.vitacon.com.br/blog/cidades-pelo-mundo-trabalham-juntas-para-diminuir-o-lixo/414/.