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Menos papel, mais futuro: hidrosam avança na digitalização e reforça compromisso com a sustentabilidade

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Sempre atenta às inovações que unem eficiência operacional e responsabilidade socioambiental, a Hidrosam Saneamento e Meio Ambiente lança a ação “Menos Papel, Mais Futuro”, iniciativa que marca a transição para um novo modelo de gestão de ponto 100% digital. A partir de agora, o relatório e a assinatura do espelho de ponto dos colaboradores passam a ser realizados exclusivamente por meio de plataforma digital, de forma prática, segura e acessível, disponível diretamente no celular.

Com o novo sistema, a marcação de ponto e o acesso ao espelho de ponto passam a ser realizados por meio de um aplicativo intuitivo, disponível na palma da mão dos funcionários. A tecnologia garante transparência, agilidade e segurança na gestão da jornada de trabalho, além de facilitar a comunicação e o acompanhamento em tempo real.

Mais do que facilitar a rotina administrativa, a ação promove a modernização dos processos internos e a valorização do tempo dos colaboradores, que passam a contar com mais agilidade e autonomia no registro de suas jornadas. Além disso, elimina-se a necessidade de impressão de documentos, o que representa um avanço importante nas práticas sustentáveis da empresa.

Impacto ambiental: por que reduzir o uso de papel?

A digitalização de processos administrativos tem impactos diretos na preservação ambiental. A produção de papel está entre as atividades industriais mais intensivas em consumo de recursos naturais e energia. Dados ambientais revelam que:

-Cada tonelada de papel consome entre 20 e 30 árvores de eucalipto, além de mais de 100 mil litros de água;

-A fabricação de papel responde por aproximadamente 10% das emissões industriais globais de dióxido de carbono (CO?);

-Um trabalhador de escritório chega a usar 10 mil folhas de papel por ano, sendo que cerca de 45% são descartadas no mesmo dia;

-No Brasil, apenas 5% do papel é reciclado, o que contribui para o agravamento da degradação ambiental.

Diante desse cenário, a Hidrosam assume uma postura proativa e responsável, ao reduzir significativamente seu consumo de papel por meio da assinatura digital do controle de ponto. Essa mudança contribui diretamente para a redução do desmatamento, do desperdício de água, do uso de energia e das emissões de gases do efeito estufa.

Um passo firme rumo à inovação

A ação “Menos Papel, Mais Futuro” foi desenvolvida em parceria com a ECOHIDRO, empresa que integra a rede Hidrosam e que atua com foco em qualidade ambiental e soluções inovadoras. Essa medida faz parte de uma agenda mais ampla de transformação digital e de adoção de práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG). Além disso, este processo está 100% de acordo com a Portaria nº 671/2021 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que regulamenta o registro eletrônico de ponto, as normas relativas a aprendizes e a fiscalização das relações de trabalho, e também com as diretrizes da LGPD.

Com esta iniciativa, a Hidrosam reforça seu compromisso com um modelo de gestão mais ágil, consciente e conectado com os desafios do presente e as necessidades do futuro.

Autor: Assessoria de Comunicação.
Fonte: Hidrosam.