Últimas Notícias

O que é uma cidade sustentável e como contribuir para sua preservação ?

Foto de capa da notícia

Afinal, o que é uma cidade sustentável e o que podemos identificar como melhorias nas metrópoles? As cidades sustentáveis são aquelas que adotam práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população, do desenvolvimento econômico local e que promovem a preservação do meio ambiente.

Em geral, são cidades organizadas e bem planejadas. Existem diversos exemplos de cidades pelo mundo que seguem práticas sustentáveis eficientes.

Uma cidade sustentável tem como objetivo evitar o esgotamento do meio ambiente, visando o melhor para as gerações futuras. A maior parte da população mundial mora em zonas urbanas, fazendo com que as cidades se tornem um ponto de poluição, descarte indevido de resíduos e desperdício dos recursos naturais.

O QUE É UMA CIDADE SUSTENTÁVEL E QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA SE TORNAR UMA
Possuir um sistema eficiente de coleta e reciclagem de todos os resíduos produzidos, para que não haja poluição da água, ar e solo.
Possuir um sistema de preservação da água potável, utilizando formas de reaproveitamento da água da chuva para outras atividades.
Criação e utilização de sistemas e fontes de energia renováveis, capazes de se regenerarem espontaneamente. Telhado com placa solar, energia eólica com aerogeradores e energia hidráulica, através de usinas hidrelétricas são alguns exemplos de fontes renováveis.
Ações para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, como por exemplo, a oferta de um transporte público acessível e de qualidade, visando diminuir o número de carros individuais nas ruas. Ou o incentivo para a utilização de transportes não poluentes como bicicletas e patinetes.
Incentivar a utilização da arquitetura sustentável, lançando projetos com alternativas de reaproveitamento de água e captação de luz solar.
São inúmeras as ações e projetos que devem ser adotados para que uma cidade se torne sustentável. Até hoje, nenhuma cidade no mundo chegou ao nível 100% sustentável, mas muitas estão se movendo nessa direção.

CIDADES SUSTENTÁVEIS NO MUNDO

Zurique (Suíça)
Se você desejar saber o que é uma cidade sustentável, pense logo em Zurique! Considerada a cidade mais sustentável do mundo, ela é referência em reciclagem e reaproveitamento do lixo. Um dos projetos na cidade é a cobrança dos sacos de lixos e sacolas plásticas, o que faz com que a população produza uma menor quantidade de resíduos, na intenção de economizar. Ela também se tornou um exemplo em mobilidade urbana, onde 32% dos deslocamentos são feitos nos transportes públicos de qualidade que a cidade oferta e 42% é a pé ou em bicicletas.

Cidades de Singapura
É considerada a cidade mais verde da Ásia. Se destaca por seu comprometimento com o planejamento sustentável, reformando edifícios e adequando-os ao padrão sustentável. Depois de passar por momentos difíceis de seca, o país adaptou e investiu no gerenciamento de água, utilizando três sistemas para o gerenciamento: o reuso, a captação e a dessalinização. Possui também forte investimento em transporte público eficaz, além de estabelecer leis para o uso de veículos pessoais.

CIDADES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL:

Curitiba (Paraná)
A cidade ficou em primeiro lugar no ranking de cidades mais sustentáveis do Brasil. O desenvolvimento sustentável da cidade focou em transporte público, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, em gestão de resíduos e reciclagem do lixo aumentando a qualidade de vida da população, além de trabalhar na adequação de designs urbanos para os padrões mundiais de sustentabilidade.

João Pessoa (Paraíba)
A cidade tem colocado em prática um plano de ação sustentável, que prevendo o aumento da população, trabalha para o crescimento econômico, preservação de seus espaços naturais, além de desenvolvimento em segurança, habitação, mobilidade e urbanização. O projeto “João Pessoa Cidade Sustentável” foi aprovado em 2018 e tem sido desenvolvido nos últimos anos.


Parque Tanguá em Curitiba / Paraná.


Centro Histórico em João Pessoa / Paraíba.

Autor: Ecotelhado.
Fonte: EcoTelhado.com.