Últimas Notícias

O que educação ambiental tem a ver com o futuro?

Foto de capa da notícia

A educação ambiental é, em sua essência, o incentivo a colocar mudanças em andamento de maneira a mobilizar em cada um suas capacidades e virtudes humanas para uma relação mais harmônica da sociedade com o ambiente em que vivemos. Com a diferença de que isso não se resume apenas ao momento da passagem de ano.

Desde os primeiros movimentos históricos que originaram a educação ambiental, sua concepção baseava-se em um olhar mais abrangente das relações humanas e da relação homem-natureza, e como a forma com que essas relações acontecem traz consequências para o planeta e todas as formas de vida.

Um dos princípios da educação ambiental reside na compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, históricos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais, tecnológicos e éticos.

E esse entendimento é fundamental para que a educação ambiental siga em direção ao seu principal objetivo: a construção de uma sociedade ecologicamente responsável, economicamente viável, culturalmente diversa, politicamente atuante e socialmente justa.

Assim, cada ação de educação ambiental consolida um passo em direção ao futuro e à sociedade que seremos, com destaque para algumas características:

Educação ambiental é para todos
Inclusão é outro princípio em que a educação ambiental está ancorada. Não se transforma uma sociedade selecionando alguns grupos sociais, faixas etárias ou classes econômicas. Além disso, é ainda melhor que sejam desenvolvidas ações que promovam a cooperação em níveis micro e macrorregionais, e entre os diversos atores e setores da sociedade.

É preciso participar para transformar
Não há educação ambiental sem que cada um, conhecedor dos conceitos e contextos que envolvem as relações entre meio ambiente e sociedade passe a se perceber como corresponsável pelas escolhas e consequências presentes e futuras. E, assim, possa agir no que estiver a seu alcance, sob o enfoque da sustentabilidade. Destaca-se aqui que a transparência e garantia de acesso às informações socioambientais é fundamental para fortalecer e incentivar a participação da sociedade na discussão e solução das questões socioambientais.

De onde estamos e para todo o planeta
Desenvolvimento sustentável é sobre garantir que recursos naturais que nos permitem viver possam ser garantidos a gerações que estão chegando ao mundo, e as que ainda estão por vir. Essa definição pode parecer um pouco distante, mas o fato é que a forma como vivemos nosso dia a dia, ou seja, nossas escolhas de consumo, nossas decisões no campo profissional e a forma de tratar nossos semelhantes, por exemplo, estão sob nosso controle. Tudo o que fazemos com o que está ao nosso alcance reverbera para outras esferas e tem efeito em uma cadeia global.

Processo é tão importante quanto o resultado – para conquistarmos as transformações necessárias para um futuro sustentável, é importante ter claro que as mudanças, assim como todo processo educativo, são graduais e devem ser contínuas.

Autor: Rachel Azzari - Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA.
Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/o-que-educacao-ambiental-tem-a-ve.