Últimas Notícias

O que são os 4 A's do controle de pragas?

Foto de capa da notícia

A melhor forma de manter um ambiente saudável e livre de pragas urbanas, é realizando uma prevenção no ambiente, sendo ele na sua residência, condomínio, empresa ou qualquer outro local. Por isso, trazemos um dos fatores mais importantes no combate as pragas, que são os cuidados com os A’s. São eles:

ALIMENTO
O primeiro A se trata de alimentos que possam atrais esses insetos ou roedores. Os estabelecimentos que possuam manuseiam com alimentos, como padarias, mercados, restaurantes, e etc, devem ter cuidado redobrado nesse quesito. Elimine e evite tudo que possa atrai-los para o seu estabelecimento.

Fique atento à:
- Lixo: Realize o descarte correto dos resíduos, evitando ao máximo o acúmulo de lixo dentro e fora do ambiente. Além de mantê-lo sempre coberto e higienizado;
- Utensílios: Higienize bem seus utensílios, evitando que fique restos de comidas ou gorduras neles;
- Caixa de gordura: Realize a limpeza constantemente, pois esse local é muito propício a proliferação de baratas e outras pragas.

ÁGUA
O segundo A que devemos ter muito cuidado é a Água, como falamos no post anterior, estamos tendo uma alta proliferação de mosquitos e muitas pessoas estão notando o aumento da quantidade deles. Por isso, é de extrema necessidade o cuidado para evitar a água parada, pois acaba favorecendo o desenvolvimento de larvas e consequentemente o aparecimento do mosquito Aedes aegypti.

Fique atento à:
- Caixas de água: Realize a higienização dela seguidamente, para mantê-la sempre limpa e desinfetada. Além de revisar se ela possui a devida vedação na tampa.
- Calhas: Mantenha suas calhas limpas, para evitar o acúmulo de água nelas;
Pátio: Elimine a água parada em possíveis recipientes em seu pátio, como em garrafas, pneus, vasos de flores entre outros.
- Piscina: Mantenha sua piscina coberta nessa época ou realize a limpeza com cloro seguidamente.

ACESSO
O terceiro A, trata-se dos acessos por onde essas pragas podem estar entrando. Em qualquer fresta que possua no local, é por ali que ela acaba achando o caminho para o interior do seu estabelecimento.

Fique atendo à:
- Frestas: Verifique se não possui frestas em janelas ou portas que possam ser cobertas, para evitar o acesso;
- Ralos: Mantenha os ralos da cozinha e banheiros tampados, pois elas também podem estar entrando por ali.
- Forro: Revise seu forro, e elimine qualquer espaço que dê acesso a essas pragas.

ABRIGO
O quarto e último A, é em relação a onde elas podem estar se abrigando, e isso é muito importante você pensar como elas, se você fosse um inseto, onde escolheria se esconder? Em relação ao abrigo, pode variar muito dependendo o tipo de praga que você esta prevenindo, como por exemplo, um rato se esconderia em um local diferente de uma traça.

Fique atento à:
- Azulejos quebrados: Esse é um abrigo que as famosas “baratinhas” adoram se esconder, realize o fechamento de qualquer azulejo quebrado.
- Vão entre móveis e paredes: Esses ambientes são escuros e algumas vezes úmidos, o que favorece muito o abrigo de algumas pragas urbanas.
- Acúmulos de entulhos: Entulho pode ser considerado qualquer acúmulo de material que não está sendo utilizado. Ex: acúmulo de papelão, acúmulo de lixo, acúmulo de folhas no pátio, entre outros;
- Sapatos: Revise sempre seu sapato antes de colocá-lo pois se trata de um local onde as pragas também gostam de se abrigar.

Mesmo com todos esses cuidados, é importante realizar a prevenção residual no ambiente também, conhecida como Desinsetização.

Autor: Da redação.
Fonte: https://imunisinos.com.br/o-que-sao-os-4-as-do-controle-de-pragas/.