Últimas Notícias

Perfuração de Poços é na HIDROSAM

Foto de capa da notícia

Uma empresa genuinamente paraense com quase 30 anos ininterruptos no mercado, com uma ampla abrangência na região, trabalhando em diversas áreas voltadas aos serviços de saneamento e meio ambiente. É isso que a Hidrosam representa e continua representando ao longo desses anos no cenário regional.

Com mais de 200 poços perfurados no Estado do Pará, a HIDROSAM possui equipamentos próprios e a mais alta tecnologia para avaliação, perfuração, instalação e licenciamento de poços de abastecimento de água, inclusive com estudos geofísicos e óticos, construído dentro das melhores técnicas presentes no mercado.

São nossos diferenciais que nos tornam pioneiros em tudo que envolve poços artesianos. Por isso, destacamos 3 diferenciais importantes em que nos tornam únicos: Perfilagem Geofísica, Perfilagem Ótica e Higienização de poço com escovação.

Perfilagem geofísica de poço:

A perfilagem geofísica de poços é um método capaz de gerar uma análise do poço, através de vários métodos geofísicos em um mesmo ponto. Esta técnica consiste na descida de uma sonda, através do guincho até o fundo de um poço concluído recentemente. Ao subir, a sonda realiza medições nas paredes do poço, que podem ser de radioatividade, resistividade, magnética, sônica e outros. Após concluir este procedimento obtém-se um perfil geofísico do poço, com o resultado integrado de todas as sondas utilizadas. Dessa forma, é possível assegurar a colocação dos filtros nos locais mais adequados e a obtenção da melhor produção de água possível.







Pode se dizer que a perfilagem geofísica garante que seu poço tenha maior vida útil e menor custo de manutenção, pois ao faze-la periodicamente, evitam-se problemas mais graves e com custos mais elevados para se reparar.

Algumas vantagens da perfilagem geofísica:

A perfilagem geofísica garante maior probabilidade de uma perfuração e escavação de um poço com água e estrutura adequada. Através da análise geofísica, é possível verificar e analisar dados a respeito do solo que será usado. Dessa forma, as chances de perfuração de um “poço seco” são menores, evitando perda de tempo, trabalho e dinheiro.

Com o baixo custo de operação e versatilidade de manuseio, a perfilagem geofísica acaba por se tornar uma ótima opção para a análise e captura de dados de poços artesianos, proporcionando resposta imediata do poço analisado.

Como a perfilagem não exige uma grande preparação específica e/ou espaço amplo, pode ser realizada em poços de diversos tamanhos.

Perfilagem Óptica:

O serviço de perfilagem óptica de um poço artesiano consiste na filmagem e gravação (em alta definição) do perfil do poço e sua coluna de produção, possibilitando o levantamento das características construtivas, geológicas e hidráulicas do poço, detecção de problemas de contaminação e/ou problemas construtivos.

Por que fazer perfilagem óptica?

Quando temos um poço artesiano após um certo tempo podemos nos perguntar: “será que meu poço está regular?” ou “como saber se meu poço está rachado?”
Ao longo dos anos, um poço pode sofrer alterações em sua estrutura e sua funcionalidade. Como por exemplo: danos nos elementos que o compõe (rachaduras), nos revestimentos e na solda dos materiais. Além de eventuais quedas de objetos estranhos (animais, insetos, objetos, sujeiras em geral), obstruções e corrosão.
Quando surgem esses problemas, muitas vezes a qualidade da água também é afetada. Alterações como turbidez, alteração da cor, sabor e odor e presença de elementos orgânicos e inorgânicos em presença com a água.





Garantindo a manutenção regular de seu poço artesanal através da perfilagem óptica, você estende sua vida útil. Além mantém maior qualidade em sua estrutura e qualidade da água. Dessa forma, você manutenções que possam ser prejudiciais ao solo e consequentemente a própria estrutura do poço e qualidade de sua água.
Além é claro, de que a manutenção periódica é muito mais econômica comparada a problemas posteriores mais graves.
O poço em bom funcionamento garante maior facilidade para as atividades em sua propriedade, a valoriza e a torna mais produtiva.

Higienização de poço com escovação

Os poços artesianos é uma obra civil abaixo do nível do solo, fora do alcance visual, sujeito a problemas de origem mecânica, química ou geológica. A Manutenção Preventiva é a maneira mais econômica e eficiente de reduzir os efeitos prejudiciais destas ocorrências e aumentar a vida útil de seu poço. Várias Operações usuais são feitas na manutenção desse poços. Destacamos a limpeza com escovação.

O Escovamento é feito no revestimento interno do poço para remoção de incrustações oriundas da qualidade química da água; deve ser efetuado com escovas de aço ou náilon. Esse é outro diferencial que poucas empresas investem em equipamentos ou realizam o processo de maneira segura e que não afete a qualidade de seu poço.



Com mais de 150 poços perfurados no Estado do Pará, a HIDROSAM possui equipamentos próprios e a mais alta tecnologia para avaliação, perfuração, instalação e licenciamento de poços de abastecimento de água, inclusive com estudos geofísicos e perfilagem para um poço construído dentro da melhor técnica.
Nossos Diferenciais

- Elaboração de projetos de perfuração e licenciamento para poços, após estudo hidrogeológico detalhado dos lençóis de captação.
- Melhor precisão e maior produção de água, garantidas pela utilização de equipamentos de última geração.
- Experiência de mais de 150 poços perfurados com sucesso em todo o Estado do Pará.

A Hidrosam tem sempre a melhor solução na prestação de serviços com qualidade, pontualidade e eficiência, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida de seus clientes de forma sustentável e com total compromisso e responsabilidade socioambiental.
E seguimos fortes no principal objetivo da empresa, oferecendo o que há de melhor no mercado para nossos clientes. Equipamentos de última geração, com total qualidade, garantia e segurança que você necessita.

Conheça nosso serviço Perfuração de Poços

Autor: André Paes.
Fonte: Hidrosam.