Últimas Notícias

Qual importância de um sistema de gestão ambiental em uma empresa?

Foto de capa da notícia

O sistema de gestão ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através do SGA a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A gestão ambiental controla e diminui os impactos que a empresa provoca ao meio ambiente. Por ser um modelo estratégico, a sua aplicação deve seguir um planejamento.

O que é sistema de gestão ambiental?

O Sistema de Gestão Ambiental consistem em um conjunto de procedimentos de gestão, a fim de tornar o processo produtivo ou prestação de serviço de uma empresa o mais sustentável possível.

É através do SGA que a empresa determina a sua gestão de meio ambiente, os objetivos e indicadores ambientais e como serão monitorados. Além disso, define quais os processos afetam o meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental foi estabelecido pela ABNT NBR ISO 14001. A ISO 14001:2015 tem como objetivo, o controle dos processos da empresa e sua relação com o meio ambiente. Assim, a norma abordará a questão de riscos, melhoria contínua, prevenção de acidentes e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.

A implementação do SGA é exigida para empresas que estejam sujeitas a PNRS. No entanto, é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos do sistema de gestão ambiental.

Como implantar um sistema de gestão ambiental?

Inicialmente, na implantação do sistema de gestão ambiental é feito o mapeamento de todas as atividades realizadas pela empresa. O intuito é identificar quais são os aspectos e os impactos gerados em cada uma dessas atividades e como elas afetam o meio ambiente.

Depois de identificados os aspectos e impactos, são estabelecidos métodos de controle, de monitoramento e soluções tecnológicas para minimizar esses impactos.

É importante que todos os métodos e soluções tecnológicas estejam embasados nas exigências legais de cada ramo de atividade. Exemplo, indústrias de pneus devem estabelecer e implementar um sistema de logística reversa. A logística reversa de pneus é exigida por lei.

Posteriormente, inicia-se a fase de planejamento do SGA. Nessa fase é feita a classificação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades e processos produtivos da empresa, além do levantamento dos requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal relacionados a estas atividades.

Também, são definidos os objetivos e metas ambientais condizentes com a política ambiental estabelecida. Além de quais ações precisa ser tomada para alcançar os objetivos e metas.

Conheça os benefícios do sistema de gestão ambiental

Além do sistema de gestão ambiental proporcionar para as empresas melhores oportunidades de negócios, há outros benefícios como:

• melhoria na imagem da empresa;
• promove a melhoria dos processos produtivos;
• redução de riscos e acidentes ambientais;
• melhoria na eficiência energética e materiais;
• redução de gastos desnecessários com matéria prima;
• redução na geração de resíduos e custo com a destinação;
• cumprimento da legislação ambiental;
• aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;
• possibilidade de obter melhores financiamentos, uma vez que a empresa - demonstra estar alinhada às políticas ambientais.

Adotar o sistema de gestão ambiental é o primeiro passo para aquelas empresas que estão buscando o desenvolvimento sustentável.

A organização que implanta o SGA alcança, assim, o principal objetivo da sustentabilidade, que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.

Autor: Blog GVResiduos.
Fonte: Blog GVResiduos.