Últimas Notícias

Veja como otimizar o controle de pragas em supermercados

Foto de capa da notícia

O controle de pragas em supermercados é uma exigência dos órgãos de vigilância sanitária. Isso ocorre porque insetos e ratos, quando entram em contato com alimentos, podem transmitir microrganismos causadores de doenças. Sendo assim, é necessário tomar medidas para garantir a segurança dos consumidores.

Um dos principais cuidados é contratar, periodicamente, os serviços de uma imunizadora. Os profissionais realizam procedimentos eficazes para eliminar infestações e prevenir a presença de novos invasores. Porém, a equipe do próprio estabelecimento também pode fazer sua parte. Veja como otimizar o controle de pragas em diferentes ambientes da loja.

Controle de pragas no depósito do supermercado
A área de estoque do mercado é uma das que mais merecem atenção. Devido à alta quantidade de produtos alimentícios armazenados, ela se torna alvo fácil para ratos. Os roedores têm preferência por frutas e cereais, mas podem atacar outras mercadorias. Confira o que fazer para evitar prejuízos:

- Vede frestas e rachaduras nas paredes, já que os animais podem fazer toca ali;
- Mantenha as prateleiras elevadas em relação ao chão e distantes umas das outras;
- Evite acumular entulho ou acondicionar material rente às paredes;
- Guarde os perecíveis em embalagens fechadas;
- Caso haja sinais como ranhuras, manchas ou pegadas nos produtos, descarte-os imediatamente.

Evite infestações com os 4 As do controle de pragas
Os quatro As do controle de pragas são um método eficiente para prevenir infestações. A abordagem consiste em identificar os elementos que permitem a proliferação de insetos, cupins e ratos. A partir daí, você pode tomar as medidas cabíveis para evitar prejuízos. Veja só:

1. Acesso
O primeiro passo é evitar que as pragas tomem conta do ambiente. Pode ser uma tarefa complicada, já que esses animais atravessam qualquer orifício que encontrem. Comece consertando frestas no telhado e rachaduras nas paredes.

Preste atenção especial a ralos e bueiros, que devem estar com grades ou tampas. Isso impede a circulação da ratos e baratas que vivem no esgoto. Lembre-se, ainda, de que muitos insetos noturnos são atraídos pela luz artificial. Se você prefere manter as janelas abertas em noites de calor, utilize telas protetoras nas aberturas.

2. Abrigo
Os invasores precisam de um local adequado para instalar a colônia. Em geral, eles procuram proteger-se da chuva e do frio, preferindo locais escuros e secos.

Você consegue encontrar aranhas em armários, gavetas e vasos, por exemplo. Já pulgas sobrevivem até mesmo nos vãos do assoalho. Lembre-se de arredar móveis e limpar os cômodos de tempos em tempos. A faxina é uma das maiores aliadas contra os quatro As do controle de pragas.

3. Alimento
Esse é um ponto especialmente delicado para supermercados, restaurantes e indústrias do setor alimentício. A abundância de comida em estoque vira um verdadeiro banquete para os seres indesejados.

Porém, eles não são muito exigentes. Formigas, baratas e ratos podem se alimentar de migalhas, como a sujeira acumulada em pias e fogões. Até mesmo o lixo se transforma no almoço dessas criaturas. Novamente, limpeza é fundamental. Higienize os equipamentos e descarte corretamente os resíduos.

4. Água
O acúmulo de água em áreas desprotegidas favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, as poças servem para saciar a sede dos ratos.

Portanto, vistorie vasos de plantas, calhas, latões de lixo, garrafas e outros objetos. Verifique, ainda, se a caixa d’água está limpa e em perfeitas condições de uso.

Como otimizar o controle de pragas na padaria
Outros setores importantes são os que manipulam alimentos diretamente, como o açougue e a padaria. Nesses lugares, os ingredientes não devem ficar expostos, pois atraem diversas criaturas. As baratas francesinhas (Blatellagermanica), aquelas miúdas, são bastante comuns em empresas do ramo alimentício. Para controlá-las, siga as dicas:

- Varra o chão e higienize a superfície com pano úmido sempre que houver farelos ou migalhas;
- Arrede móveis, inclusive bancadas e refrigeradores, para retirar a sujeira que fica nos cantinhos;
- Lave os utensílios de cozinha para impedir o acúmulo de gordura, um chamariz de baratas;
- Remova sobras de alimentos, descartando-as em embalagens fechadas;
- Armazene o lixo em local afastado da zona de trabalho;
- Jamais estoque ou manipule alimentos vencidos.

Autor: Da redação.
Fonte: https://ihoffmann.com.br/blog/veja-como-otimizar-o-controle-de-pragas-em-supermercados/.