Últimas Notícias

Você sabe o que são poços de monitoramento ambiental?

Foto de capa da notícia

Os poços de monitoramento são instrumentos permanentes que permitem acesso direto ao aquífero e consequentemente é uma forma de recolher amostras de água subterrânea. A partir desses poços é possível realizar o reconhecimento das características e condicionantes hidrogeológicos dos locais.

As principais avaliações feitas por meio de um poço de monitoramento são a caracterização hidráulica dos aquíferos, a medição do nível de água e caracterização de possíveis contaminantes do lençol freático, a coleta de amostras para a avaliação da qualidade das águas, além das análises químicas, físicas e biológicas das águas subterrâneas.

Agora já sabemos de forma resumida o que são e para que são utilizados os poços de monitoramento ambiental, também é interessante saber como eles são instalados.

A instalação dos poços pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem, de acordo com o procedimento determinado pela ABNT 15495-1: 2007, que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento e fornece subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.

Autor: Bruna Koppe.
Fonte: www.mbgeologia.com.br.