Últimas Notícias

Belém e a cop 30: como é feita a despoluição de rios?

Foto de capa da notícia

As obras de preparação da cidade de Belém para a COP 30 estão a todo vapor. Recentemente o poder público anunciou a transformação dos canais da Tamandaré e da Doca em parques lineares.
Um dos objetivos dessas obras é transformar esses canais em lugares aprazíveis para a população. Despoluir as águas desses canais será um dos desafios para isso. Assim, é oportuno conhecer técnicas de despoluição de rios.

Existem diferentes tipos de impurezas que podem ser encontradas nos rios. Toda essa poluição é provocada tanto pela ação do homem quanto por eventos naturais. Eles alteram a qualidade da água fazendo com que ela fique inapropriada para o consumo e a manutenção da vida naquele ecossistema.

Principalmente a poluição provocada pelo ser humano, tem um forte impacto na qualidade da água dos rios. Porém, a boa notícia é que existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas para despoluir as águas. Essas tecnologias reduzem de forma significativa os níveis de poluição, fazendo com que eles se tornem toleráveis.

Dragagem
A dragagem é uma técnica que faz uma verdadeira limpeza no fundo do rio. Consiste em remover as camadas de sujeira, sedimentadas que formam placas de poluição. É um método que pode ser utilizado para fazer a limpeza de rios maiores.

O funcionamento é muito simples. Uma embarcação é equipada com bombas que fazem a sucção das camadas de sujeira. Ela percorre todo o leito do rio vasculhando o fundo para recolher esse material sedimentado. Ele, então, é transportado para um aterro, que pode estar próximo à margem do rio, por meio de tubulações.

Gradeamento
A técnica de gradeamento pode ser utilizada tanto em estações de tratamento de esgoto quanto diretamente no leito dos rios. Também consiste em um método com funcionamento bastante simples, uma vez que são utilizadas grades com a função de derreter materiais e sedimentos mais grosseiros.
Essas grades de metal são posicionadas nas partes mais rasas do rio e conseguem fazer a retenção de garrafas plásticas, pedaços de vidro, papéis e outros materiais que são carregados pela chuva.

As grades possuem, também, interceptores, cuja função é abrir ou fechar de acordo com o tipo de material ou objeto que precisa ser retido por elas. Depois, tudo isso é coletado e recebe a destinação correta.

Flotação
Essa técnica de despoluição de rios foi patenteada por um brasileiro. Ela é ideal para ser utilizada em rios menores, e consiste na utilização de substâncias que fazem a separação físico-química da sujeira presente na água.

Para isso, são despejadas nos rios substâncias como sulfato de alumínio e polieletrólito. Elas têm efeito coagulante, reagindo com as partículas sólidas em suspensão na água e fazendo com que se aglomerem e flutuem.

Ao mesmo tempo, é feita a injeção de oxigênio no fundo do rio, para evitar que esses fragmentos afundem. Em seguida, é feita a desidratação do lodo e a sua devolução para a natureza.

Técnicas ecológicas
As técnicas ecológicas para fazer a despoluição de rios são fáceis de implementar e podem ser utilizadas em lagos e canais também. Além de fazer o tratamento da água, o objetivo é transformar o entorno, modificando o meio físico e a comunidade.

Nesse método, são instalados jardins flutuantes com 110 m² compostos por plantas aquáticas que filtram a poluição presente na água. Não é necessário utilizar quaisquer produtos químicos, e a implantação tem um custo bem menor em relação às estações de tratamento tradicionais.

Técnicas nucleares
Para fazer a despoluição de rios utilizando técnicas nucleares, é emitida a radiação para detectar os materiais poluentes, ainda que eles estejam em números muito pequenos. Esse método costuma ser utilizado em lagoas e reservatórios.

As técnicas nucleares são aplicadas com o auxílio de um equipamento chamado de radioisótopo. Ele consegue fazer o mapeamento do trajeto dos poluentes, além da quantidade deles, depositados tanto na água quanto na terra.

De fato, existem métodos naturais e também tecnologias mais modernas que podem ser utilizadas para fazer a despoluição de rios. Essa ação já vem sendo implementada em alguns rios que cruzam centro urbanos, como no Tietê em São Paulo, mas o mais importante é desacelerarmos esse processo de poluição, por meio do descarte adequado de resíduos e da implementação de saneamento básico em todas as cidades brasileiras.

Autor: Da redação.
Fonte: https://www.etesco.com.br/como-e-feita-a-despoluicao-de-rios/:~:text=As%20principais%20formas%20de%2.